O SIDOL – Sistema de Identificação Dendrológica é um software ‘online’/APP para o reconhecimento de espécies arbóreas, baseado na associação de características macromorfológicas detectadas pelo usuário.

Tecnicamente é tratado como sendo uma “Chave Interativa de Múltiplas Entradas“, baseado em uma matriz de caracteres e de táxons, destinado à automatizar a busca de uma entidade botânica, no qual o usuário seleciona quaisquer caracteres disponíveis sobre a planta em mãos, individualmente ou casado com outros, para chegar a um nome (táxon).

O sistema pode ser acessado em qualquer navegador de internet, tanto em computadores e notebooks, quanto em dispositivos móveis, como smartphone ou tablets. Em dispositivos móveis, com sistema Android, o sistema pode ser acessado diretamente pelo aplicativo (APP), disponível para download na Google Play.

A ferramenta visa facilitar e agilizar o processo de identificação das árvores nativas brasileiras, proporcionando à comunidade em geral, uma maneira fácil de conhecer espécies arbóreas, e à comunidade acadêmica e científica, uma ferramenta auxiliar importante na realização de pesquisas.



A primeira opção da tela inicial do sistema, denominada “Buscador“, é o coração do sistema. É nesta interface que o usuário encontra o formulário onde devem ser inseridas as informações, com base na análise do material, escolhendo livremente quais caracteres quer usar.

Além de selecionar os caracteres morfológicos, o usuário pode marcar as informações do local de registro da espécie (por estado, domínio fitogeográfico e tipo de vegetação) ou nomenclatura popular, afim de refinar a busca e melhorar a qualidade dos resultados.

Ao efetuar uma operação de consulta, clicando em “Buscar” no final do furmulário, são realizadas as tarefas de análise, comparação de dados e, por fim, a exibição dos resultados, sendo apresentado por padrão a família botânica e o nome científico, de uma ou mais espécies, cada uma acompanhada de seus respectivos nomes populares e ilustrada com fotografias.

A partir dessa lista de resultados, de uma ou mais espécies, o usuário pode clicar em “Ver mais” para ter acesso a ficha técnica completa da árvore. A ficha técnica contem, além das informações sobre sua classificação botânica, nomes populares e fotografias, todos os dados morfológicos e de ocorrência natural compilados daquela espécie.

O usuário não precisa ter conhecimento avançado em informática para operar a ferramenta, tampouco ser um especialista em dendrologia ou botânica. Basta acessar o sistema via internet ou baixar o aplicativo; interar-se da terminologia empregada no sistema, com o auxílio do Glossário Ilustrado; preencher o formulário com as características da espécie que está sendo investigada; e posteriormente, clicar em “Buscar”.



A segunda opção da tela inicial, “Lista de Espécies“, exibe uma relação com todas as plantas cadastradas no SIDOL. A lista é apresentada em ordem alfabética por família botânica e dentro desta, igualmente em ordem alfabética por gênero, espécie e variedade.



A terceira opção da tela inicial “Árvores Favoritas” permite ao usuário criar, visualizar e editar suas próprias listas de espécies favoritas. As listas podem ser criadas de acordo com o desejo e/ou necessidade de cada usuário, como por exemplo, por nome de um projeto, lista de espécies de um determinado local, etc.



A quarta opção da tela inicial, denominada “Glossário Ilustrado“, exibe toda a terminologia utilizada no sistema, ricamente ilustrada com imagens das estruturas das espécies. O glossário é de extrema valia para usuários mais inexperientes em botânica, pois serve de autoajuda e aumenta a eficiência na utilização da ferramenta.



A quinta opção da tela inicial “Dicas de Uso“, fornece dicas e macetes de como utilizar a ferramenta da melhor forma.


 

A sexta opção da tela inicial “Participar”, possibilita ao usuário corroborar com o andamento do projeto, enviando imagens, sugerindo adição de espécies e reportando possíveis incorreções nos dados compilados na plataforma.


 

A sétima opção da tela inicial “Sobre o SIDOL” direciona para esta página que você está lendo.




A oitava opção da tela inicial “Assinar”, permite ao usuário se tornar um assinante, tendo assim acesso a todas as funcionalidades do sistema.




Por fim, a nona opção da tela inicial, denominada “Fale Conosco”, direciona para um formulário de contato para suporte técnico ou para sanar dúvidas em geral sobre o sistema e seu conteúdo.